Você sabe como funciona a aposentadoria pelo mundo?

O sistema de aposentadoria Dinamarquês é considerado um dos melhores do mundo

Tempo de contribuição e sexo são dois fatores que podem interferir no cálculo para definir o valor de uma aposentadoria no Brasil. E ao redor do mundo, como funciona o sistema de aposentadoria? Quais fatores são levados em consideração? Saiba como é:

Portugal

A idade mínima para se aposentar em Portugal é 66 anos, tanto para homens quanto para mulheres, funcionários públicos ou não. Atualmente, a meta do governo é aumentar um mês na idade mínima por ano, dessa maneira:

2018: 66 anos e 4 meses para se aposentar
2019: 66 anos e 5 meses para se aposentar
2020: 66 anos e 6 meses para se aposentar

Em Portugal, o valor da aposentadoria é calculado de acordo com o salário do trabalhador ao longo da vida. Trabalhadores com 65 anos ou mais que permanecem trabalhando têm diminuição da contribuição previdenciária, como uma forma de incentivar a permanência no trabalho.

Argentina

Aqui, a idade mínima para a mulher se aposentar é de 60 anos para as mulheres e 65 para os homens. A argentina viveu duas grandes reformas na Previdência. Atualmente, o argentino precisa contribuir por 30 anos para poder se aposentar. O valor do seu benefício será definido pela média de contribuição dos últimos 10 anos.

Estados Unidos

Em 2014, a idade mínima para se aposentar nos EUA era de 66 anos, desde então, essa idade continua a subir gradativamente, até 2022, data em que alcançará 67 anos. Nos EUA, o valor da aposentadoria depende do valor contribuído e o tempo de pagamento deve ser de ao menos 10 anos. Lá é possível se aposentar aos 62 anos, com um valor parcial, ou aos 70 anos com acréscimo de benefício.

Japão

No Japão, é necessário ter contribuído por, pelo menos, 40 anos para receber a aposentadoria integral. O país tem uma das maiores expectativas de vida do mundo (84 anos), lá, homens e mulheres, devem ter ao menos 65 anos para solicitar a aposentadoria.

Canadá

O governo canadense exige uma contribuição de ao menos 35 anos para ter acesso à previdência e ao menos 65 anos de idade para ter acesso ao valor total da aposentadoria. É possível se aposentar antes de atingir a idade mínima solicitada, porém o benefício não será pago integralmente. Para os que se aposentam após os 65 anos, o governo disponibiliza um abono chamado de Old Age Security.

Grécia

Na reforma da previdência grega de 2010, o Parlamento subiu de 60 para 65 anos a idade mínima de aposentadoria para as mulheres. Em 2012, ficou estabelecido que a idade irá aumentar de 65 para 67 anos, tanto para homens quanto para mulheres. Em 2020, haverá uma nova mudança, a aposentadoria terá relação direta com a expectativa de vida da população.

Dinamarca

O sistema da Dinamarca alia os benefícios pagos pelo Estado com sistemas de previdência obrigatórios entre empresas e funcionários do setor privado e planos individuais voluntários.

Para se aposentar na Dinamarca, é necessário ter um tempo mínimo de contribuição, mas o valor do benefício leva em conta os anos de pagamento no mercado de trabalho. Entre os anos de 2024 e 2027, a idade mínima de aposentadoria crescerá de 65 para 67 anos. O sistema de aposentadoria dinamarquês é considerado por especialistas um dos melhores do mundo.

Com informações da Agência Brasil

Tags: aposentadoria Previdência Social trabalhador

Veja mais