Se programe e comece o ano com o pé direito

Controlar os gastos e se organizar são a chave para uma vida financeira estável

Início de ano costumamos querer colocar tudo em ordem. O ajuste da vida financeira é uma das áreas que se colocada nos eixos proporcionará melhorias significantes. E nada é impossível, basta se planejar. Se você é do tipo de consumidor que não tem controle sobre o que compra e considera tudo essencial, uma das primeiras providências que se deve tomar é controlar o hábitos consumir. Além de organizar suas finanças para o que realmente precisa adquirir.

Para começar a guardar dinheiro para o próximo ano é essencial que seus gastos passem a ser divididos em categorias. Especialistas recomendam que 50% da renda seja aplicada para gastos essenciais: aqueles necessários para o dia a dia, como alimentação, transporte e educação. Separe 15% para prioridades financeiras: aquela dívida que já está atrasada. Caso não tenha, guarde para o futuro. Os outros 35% devem ser usados em gastos relacionados ao estilo de vida, como cinema, salão de beleza, academia, entre outros.

Início de ano é uma época repleta de impostos. Se você não quer ser pego de surpresa e acabar arruinando todo um planejamento financeiro feito antecipadamente, comece se programando para os tributos que terá de quitar.

Você vai sair de férias? Não esqueça que essa época significa que você receberá um adicional na sua renda fixa mensal. Quando não é feito um bom planejamento para a utilização do dinheiro das férias, ele pode levar a um desequilíbrio no orçamento do mês seguinte. Ou seja, muita gente esquece que o salário relativo ao mês de férias foi depositado antecipadamente e se atrapalha com as contas na volta. Para que isso não ocorra, separe o valor do mês seguinte e reserve o valor das férias.

Não deixe que 2017 seja um ano marcado por dívidas, Se programe e faça uma boa reserva para os momentos de crise. Seu bolso e suas finanças agradecem.

Tags: 2017 pé direito planejamento

Veja mais