Saiba quais cuidados ter com o quarto de crianças

É preciso estar atento a alguns detalhes na hora de decorar ou reformar quartos para crianças

O quarto de uma criança é um local especial da casa, pois nele seu filho irá se desenvolver e guardar lembranças para toda a vida. Tome os cuidados necessários para garantir que esse espaço seja aconchegante e seguro, independente da idade das crianças. Listamos algumas informações que podem ajudá-lo a criar um ambiente agradável e seguro.

Em primeiro lugar, na hora de escolher a mobília para o quarto da criança, tenha em mente duas coisas:

  1. Quanto tempo essa mobília será ideal para seu filho;
  2. Quais são os possíveis riscos que um tipo de móvel ou decoração pode causar.

Algumas famílias preferem adaptar a decoração e os móveis do quarto de acordo com a idade da criança, utilizando móveis mais baixos para a altura atual do filho. Se esse é o seu caso, certifique-se de que a altura dos móveis está adequada e utilizável e também atente para a segurança, identificando cantos e protegendo adequadamente. Pontas e quinas devem ser evitadas, bem como materiais cortantes como alumínios ou que se quebram com facilidade, como vidros.

Caso você esteja projetando um quarto definitivo, idealize as dimensões das bancadas, camas e divisórias do guarda roupa de forma que possa atender um adolescente ou adulto. As cores utilizadas também podem seguir um padrão mais neutro, podendo ser customizado futuramente com o gosto do filho.

Bancadas
Em ambientes que permitem uma bancada para estudos, a sugestão é deixar espaço suficiente para duas cadeiras, de modo que os pais possam acompanhar os filhos em tarefas escolares e outras atividades.

Criatividade
Convém imaginar espaços onde as crianças possam estimular a criatividade, como paredes pintadas com tinta de quadro negro para escrita em giz, ou então bancadas maiores para outras atividades como pintura e desenho. Lembrando que os materiais devem ser laváveis e atóxicos – principalmente no caso de crianças menores que geralmente levam esses objetos à boca.

Organização
Reservar um espaço grande o suficiente para guardar todos os brinquedos da criança também é uma alternativa bastante útil, que vai auxiliar os filhos e ensiná-los sobre a organização do quarto.

Quedas
Se você está utilizando beliches nos dormitórios, garanta a segurança do móvel com peitoris e corrimãos. Se o quarto for para um bebê, o cuidado deve ser redobrado para berços, seguindo sempre as normas da ABNT e otimizando o espaço com trocadores e poltronas de amamentação.

Limpeza
Prefira cortinas de tecidos leves e fáceis de lavar. Quanto ao piso, os laminados ou em madeira não apresentam dificuldades para limpeza – um pano úmido será suficiente para remover a sujeira sem levantar poeira. Tome cuidado com pisos escorregadios e também com o uso de carpetes e tapetes – prefira os que sejam de fácil manutenção.

Iluminação
Prefira luz natural para iluminar o quarto dos seus filhos durante o dia e abra as janelas no mínimo três vezes por semana para garantir a circulação de ar e evitar o surgimento de mofo. Garanta toda a segurança necessária em janelas para evitar acidentes, providenciando telas ou grades de proteção, principalmente para moradores de apartamentos.

Fonte:  Claro Imobiliária

Tags: casa família filhos qualidade de vida quarto de crianças

Veja mais