Redução de gastos: dicas para economizar no plano de celular e internet

Confira 5 dicas simples para economizar no plano de celular e internet e alivie o seu bolso!

Hoje em dia, ter internet móvel para manter-se conectado de qualquer lugar é quase uma obrigação social. No entanto, muitas pessoas acabam pagando mais do que o necessário para ter acesso a esse tipo de serviço, sem, contudo, utilizá-lo na sua totalidade.

Por isso, aproveitando o início de ano, época em que as pessoas procuram colocar as contas em dia e cortar gastos desnecessários, preparamos o post de hoje! Continue a leitura e confira nossas dicas para economizar no plano de celular e internet!

1. Contrate um plano adequado ao seu perfil

A primeira coisa a ser feita para conseguir economizar com esse tipo de serviço é analisar com calma o seu perfil de consumo. Você é um internauta assíduo, que depende da internet móvel no dia a dia? Ou utiliza a internet móvel mais esporadicamente para funções básicas? Com isso em mente confira a quantidade de dados móveis que é oferecida pelo seu pacote e pesquise alternativas que atendam melhor às suas necessidades!

2. Pesquise as ofertas e considere os pacotes “combo”

Se além dos dados de internet móvel você também utiliza o wi-fi e a TV por assinatura, você pode conseguir economizar bastante contratando um pacote “combo”. Nesse tipo de serviço você economiza ao contratar todos os serviços em um só pacote, que pode inclusive ser dividido com outras pessoas da sua família ou que morem com você.

3. Suspenda o serviço se você não for usá-lo

Poucas pessoas sabem, mas é possível solicitar a suspensão do serviço de telefonia se você não for utilizá-lo. Quando você for viajar, de férias ou a trabalho, é possível solicitar a suspensão por até 120 dias, sendo o mínimo 30 dias. Assim, a empresa vai temporariamente cortar os serviços e você não será obrigado a pagar pelo período não utilizado. Isso se aplica tanto aos serviços de internet móvel quanto de banda larga e TV por assinatura.

4. Utilize o wi-fi sempre que possível

Para economizar os seus dados e não se ver na obrigação de contratar um pacote adicional no decorrer de um mês algumas práticas simples podem te ajudar. Uma delas, e que muitas pessoas ignoram, é utilizar o wi-fi sempre que possível. Nem sempre quando vamos à um restaurante, à um bar, ou até mesmo na casa de conhecidos, pedimos acesso ao wi-fi. Porém, ter esse cuidado quando estamos fora de casa economiza muito dos dados de internet móvel garantindo que eles durem até o fim do mês.

5. Desative o download automático do WhatsApp

Um dos maiores vilões no consumo de dados móveis é o download automático de mídias do WhatsApp. Desativando essa função nas configurações de preferências, você verá que sua internet pode durar muito mais. Especialmente para quem participa de muitos grupos, nos quais a cada poucos minutos alguém envia um vídeo, um áudio ou uma foto. É claro que nem sempre são conteúdos que a gente faz questão de ver, e, por isso, desativar essa função é um favor para você, seus dados móveis e, consequentemente, para o seu bolso!

E você? Usa muito a internet móvel? Como faz para ela durar o mês todo? Deixe seu comentário e ajude os leitores com mais dicas para economizar no plano de celular e internet!

Tags: consumo finanças

Veja mais