Hábitos saudáveis ajudam a evitar câncer de cabeça e pescoço

Instituto Nacional de Câncer estima que o Brasil registra cerca de 41 mil novos casos a cada ano


Respirar. Falar. Alimentar-se. A boca e a garganta participam de processos de grande importância para qualquer ser humano. E, ambas podem ser afetadas por doenças como o câncer. De acordo com o Inca, o Brasil registra 40 mil novos casos todos os anos. O tabagismo e o consumo de álcool estão entre os fatores de risco da doença.

Em países em desenvolvimento, os cânceres de boca estão entre os mais comuns. No Brasil, ele é o quinto em incidência entre os homens. Se diagnosticado no início, as chances de cura podem chegar a 90%. No entanto, apenas 20% são detectados precocemente, durante exame médico ou odontológico, por exemplo.

A Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACGB Brasil) defende adoção de hábitos saudáveis e de higiene que podem ajudar na prevenção da doença. Anote as dicas:

  • Alimentação saudável
  • Não fumar nem utilizar narguilé
  • Diminuir ou não fazer uso de bebidas alcoólicas
  • Realizar higiene oral diária;
  • Não fazer sexo oral sem preservativos;
  • Fazer visitas periódicas ao dentista;
  • Não morder lábios ou bochechas;
  • Manter próteses dentárias bem ajustadas


Um dos alertas dados pela ACBG Brasil é o aumento do número de pacientes jovens e mulheres diagnosticados com tumores de boca e garganta. A incidência poder ser até dez vezes maior entre pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas. Outro fator de risco é a infecção pelo HPV (papilomavírus humano) que também ajuda a explicar o aumento de casos entre jovens devido a falta de uso de preservativos na prática de sexo oral, por exemplo.

Mesmo com o tratamento, o câncer de cabeça e pescoço pode deixar sequelas psicológicas e anátomo-funcionais irreversíveis para qualidade de vida do paciente. Por isso, os cuidados com a saúde e os exames de rotina são tão importantes. Caso note algo de diferente, não deixe de procurar seu médico.
 

Tags: câncer hábitos saudáveis Prevencao qualidade de vida saúde

Veja mais