Existe hora certa para fazer compras? Tem sim!

Especialista ensina qual o período recomendado para a compra de alimentos, roupas, sapatos e até um carro novo

Você sabia que há um período do ano mais propício para a compra de um carro? Pois no caso deste e tantos outros bens, como roupas e alimentos, também há momentos em que podemos fazer boas compras, gastando menos. “Com esse tipo de planejamento, é possível economizar de 10% a 30% em cada compra”, afirma o planejador financeiro Mauro Calil. Veja as dicas dos especialistas para entender melhor e colocar em prática essa estratégia.

Alimentos

“No dia a dia, programe suas compras para a segunda semana do mês, sempre que possível. É a época em que os supermercados ficam mais vazios e oferecem mais promoções”, explica Álvaro Modernell, especialista em educação financeira. Nas datas comemorativas, economiza muito quem abusa da criatividade e abre mão das tradições. Assim, em vez de comprar o bacalhau na semana da Páscoa, vale a pena cozinhar outro peixe mais barato, com acompanhamentos bem gostosos. Daí, depois que a festa passar, você pode até preparar o bacalhau para a família, mas vai gastar menos. O mesmo vale para o peru e o panetone do Natal, entre outros tantos produtos de época.

Roupas e sapatos

Nas semanas anteriores às trocas de estação, roupas e sapatos entram em liquidação e costumam ficar bem mais baratos. As lojas querem se livrar do estoque antigo para vender a coleção nova. É a hora de renovar o guarda-roupa. Porém, não se esqueça de investir em peças básicas, que não vão sair de moda tão cedo.

Viagens

Os meses entre agosto e novembro são os melhores para se fechar pacotes de viagens. Nesse período, como as crianças estão em aula e não há muitos feriados, a procura é menor. Por isso, os preços geralmente ficam mais convidativos. Além disso, quem passeia nessas épocas tem a vantagem do conforto, pois não precisa enfrentar rodoviárias ou aeroportos lotados e conta com atendimento mais personalizado em pousadas e hotéis.

Academia e tratamentos estéticos

Nos meses de inverno, entre julho e agosto mais especificamente, a procura por academias e tratamentos de beleza cai. Isso acontece porque o frio desencoraja as pessoas a sair de casa. Mas esta é uma boa época para pesquisar preços, pedir descontos ou benefícios, como uma avaliação física gratuita ou uma sessão extra de drenagem linfática. Depois, com a proximidade do verão, todo mundo quer compensar o prejuízo e esses estabelecimentos acabam ficando lotados. Resultado: o preço dos serviços também dispara.

Carro

Para comprar um carro novo, o melhor é esperar até os meses de fevereiro e março. “Dessa época em diante, os carros à venda já estão com o IPVA pago. Além disso, há uma grande oferta de modelos do ano anterior, que entram em promoção por conta dos modelos recentemente lançados”, ensina Rogério Nakata, planejador financeiro pessoal.

Tags: finanças orçamento planejamento financeiro

Veja mais