Evite desperdício de água e diminua o valor de uma das contas de consumo!

Atitudes simples podem fazer grande diferença no orçamento


Talvez você nunca tenha parado para pensar sobre isso. Mas o simples fato de desligar a torneira ao escovar os dentes ou de tomar banhos mais curtos pode render uma economia considerável na sua conta de água no fim do mês. Afinal, a quantidade desse recurso natural que desperdiçamos todos os dias, sem nem perceber, é enorme. Saiba mais!

Feche a torneira na hora de escovar os dentes

Use um copo com água para enxaguar a boca, em vez de deixar a torneira aberta enquanto faz a sua higiene bucal. “Com essa medida simples, você vai economizar cerca de três litros de água a cada vez que escovar os dentes”, afirma Alessandro Azzoni, consultor ambiental e economista. Em um único dia, serão 36 litros se a sua família tiver quatro pessoas e se vocês escovarem os dentes de manhã, à tarde e à noite.

Diminua o tempo no chuveiro

Se tomar um banho de 15 minutos, você vai gastar cerca de 150 litros de água. Usando a mesma família do exemplo anterior, com quatro pessoas, isso significaria, no fim do mês, o consumo de 18 caixas-d’água apenas para o banho. “Vale a pena reduzir o tempo de banho pela metade ou, então, fechar o registro enquanto se ensaboa ou lava o cabelo. Isso ajuda a evitar o desperdício e gera economia no fim do mês”, ressalta Azzoni. 

Limpe o carro em vez de lavar

Lavar o carro com uma mangueira é um dos piores erros que podemos cometer, do ponto de vista da economia e da preservação dos recursos naturais. Para se ter uma ideia, a cada cinco minutos, desperdiçamos em torno de 25 litros de água. “Essa é a quantidade de água suficiente para que uma pessoa mate a sua sede durante 12 dias”, pondera o consultor. Por outro lado, se você optar por lavar o automóvel com balde e esponja, vai reduzir esse consumo – e o gasto com água – para muito menos da metade.

Use a vassoura na hora de limpar o quintal ou a calçada

Para remover sujeiras mais resistentes, utilize, no máximo, um balde com água. Quem lava a calçada com mangueira dia sim, dia não, consome quatro caixas-d’água por mês só para manter a frente e os fundos da casa limpos. “O importante é entender que a água é um bem precioso e que deve ser usado com consciência. Segundo relatórios da ONU, nosso estoque de água potável seria suficiente para abastecer toda a população do mundo só até 2050. Porém, com o grau de contaminação do solo, dos rios e lagos, esse prazo pode ser reduzido, chegando, no máximo, ao ano de 2025, que está logo ali”, alerta Azzoni.

Tags: água consumo desperdício

Veja mais