Conhece todas as facilidades que seu banco oferece pela internet?

Essa é uma comodidade que já conquistou os clientes de banco

Graças aos avanços da internet, hoje ninguém precisa sair de casa para pagar as contas, fazer transferências de dinheiro, pedir talão de cheques e controlar saldos da conta. Essa é uma comodidade que já conquistou os clientes de banco. O uso do celular e do Internet Banking respondem por mais da metade das operações bancárias no Brasil, conforme levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em cinco instituições bancárias.

Não é difícil adquirir o hábito de usar o Internet Banking. Veja as facilidades que ele oferece:

Maior comodidade, impossível. Você resolve praticamente todas as pendências financeiras sem sair de casa ou do trabalho.

Nem sempre o tempo que tem disponível para resolver seus problemas é o melhor horário para ir a uma agência bancária. Pelo computador, esse problema não existe.

Você também economiza o dinheiro do transporte, seja uma passagem de ônibus, de metrô ou a gasolina do carro.

Quem nunca passou uma tarde inteira na agência esperando ser atendido? Hoje, você pode aproveitar para fazer outras atividades, sem nenhuma irritação.

Sabe aquele dia em que você tem uma conta urgente para pagar e só lembra na última hora? Pois o banco online existe também para você resolver todas as pendências urgentes sem estresse.

Você pode controlar seu saldo ou extrato quando quiser, sem pagar nada. No autoatendimento ou na agência, o correntista tem direito a um número de extratos gratuitos por mês.

Atenção com a segurança

Apesar de toda a comodidade do atendimento eletrônico, ainda existe quem desconfie da segurança dessa ferramenta. Na verdade, algum risco sempre existe, pois não há ambiente 100 % seguro. Os bancos brasileiros investem anualmente bilhões de reais em sistemas de segurança física e eletrônica para garantir a tranquilidade de seus clientes e colaboradores. Entretanto, os próprios usuários devem ficar atentos e adotar medidas de segurança. Veja quais:

Quando for cadastrar sua senha para o uso do Internet Banking, evite as que possam ser facilmente descobertas por terceiros, como datas de nascimento, números de telefone, de documento de identidade, da residência, da placa do automóvel, nomes de parentes ou sequências de números, letras ou teclas.

Mantenha um antivírus instalado e atualizado no computador no qual você acessa sua conta e troque sua senha periodicamente. Só utilize equipamentos confiáveis e não faça nenhum tipo de acesso a bancos em lugares públicos como lan houses.

Cuidado com e-mails não solicitados ou de procedência desconhecida, especialmente se tiverem arquivos anexados. É mais seguro deletar os e-mails cuja procedência não seja confiável.

Não execute aplicações nem abra arquivos de origem desconhecida. Eles podem conter vírus que ficam ocultos para o usuário e permitem a ação de fraudadores sobre sua conta, a partir de informações capturadas após a digitação no teclado.

Use somente provedores confiáveis. A escolha de um provedor deve levar em conta também seus mecanismos, suas políticas de segurança e a confiabilidade da empresa.

Certifique-se sempre se você está realmente navegando no site do seu banco. De acordo com a Cartilha de Segurança para Internet, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, você pode saber se a conexão é criptografada (segura) de duas formas. A primeira é verificando a janela do browser (local em que o endereço do site é digitado). O endereço deve começar com https:// (diferente do http:// nas conexões normais). O s antes do sinal de dois pontos indica que o endereço em questão é de um site com conexão segura e, portanto, os dados serão criptografados antes de serem enviados.  A outra maneira é observando o desenho que fica logo abaixo na tela. O mais adotado nos browsers recentes é de um cadeado fechado. Se o cadeado estiver aberto, a conexão não é segura.

Acompanhe os lançamentos em sua conta-corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com o banco. Prevenção é a melhor forma de segurança.

Fontes: Cartilha do Comitê

Tags: finanças internet banking segurança

Veja mais