5 dicas DIY para renovar o material escolar

Confira 5 dicas Do It Yourself para renovar o material escolar e economizar nas contas de início de ano!

Todo início de ano vivemos aquela mesma sina: vários impostos a pagar, renovação de seguro veicular, matrícula dos filhos na escola e o famigerado material escolar. Pais e mães sabem que esta é uma despesa das grandes, com o encarecimento dos livros solicitados pela escola e demais itens que os filhos usarão ao longo do ano letivo.

E, apesar de entender que muitos dos materiais usados pelos filhos ao longo do ano não são utilizados até o fim (cadernos, canetas, estojo, etc.), muitos pais acabam se sentindo pressionados pelos filhos a comprar, a cada ano, todos os materiais de novo.

Pensando em lhe ajudar a reverter este quadro, preparamos 5 dicas de como renovar você mesmo o material escolar e deixá-lo novo em folha para o início das aulas.

1. Cadernos

Um dos maiores alvos das crianças e dos adolescentes nas compras de material são os cadernos. E eles também são um dos itens que mais pesam no orçamento. Uma boa dica para economizar com esse material é reaproveitar cadernos antigos que não foram totalmente utilizados.

É possível dar uma nova cara, totalmente original e personalizada para cada um. Para isso, você pode, por exemplo: usar tecidos com estampas na capa, usar tecido para fazer um bordado personalizado, fazer colagem com figuras recortadas de revistas ou estilizar a capa com uma pintura. Para todas as opções, basta um pouco de criatividade e imaginação!

2. Canetas e lápis

Canetas e lápis podem ser reaproveitados e ficar com uma cara totalmente única e especial de uma forma muito simples. Você pode, por exemplo, utilizar adesivos de lantejoulas para deixar o lápis ou a caneta diferenciados. Utilizando várias cores você ainda pode criar mosaicos e padrões diferentes, deixando cada um com um estilo próprio. Além dos adesivos você também pode usar a criatividade para colocar outros acessórios, como laços de tecido, pingentes ou pompons na ponta, que dão um charme a mais.

3. Agendas

A agenda é outro item bastante visado pelas crianças. E apesar de ser difícil substituir uma agenda com os espaços para cada dia e contatos, muitas pessoas substituem essa material criando sua própria agenda com um caderno simples.

Basicamente, você pode montá-la de forma personalizada, assim como com os cadernos. A única diferença é que, neste caso, os espaços para cada dia, informações pessoais e contatos deverão ser feitos à mão. Outro diferencial em uma agenda pessoal é colar uma foto especial com a família ou os amigos na capa ou na primeira página, fazendo daquela lembrança especial mais presente no dia a dia.

4. Estojos

Estojos geralmente duram bastante tempo, mas renová-los também é muito simples e pode dar uma duração ainda maior para o material. Assim como com as canetas e os lápis, uma boa opção é usar adesivos para personalizar, criando padrões e mosaicos.

Os tecidos colados sobre a superfície, ou bordados, como utilizados para os cadernos e as agendas, também podem ser usados para personalizar estojos.

5. Calendários

Mesmo com a agenda, muitos pais se preocupam em deixar um calendário maior, mais visível e bem organizado para que as crianças acompanhem as datas de seus compromissos mais importantes.

Para fazer um calendário mais interessante e que chame a atenção de quem o veja, use barbante colorido, pregadores de madeira, papéis e canetas de várias cores. Você ainda pode pendurar fotos, recados, lembretes, criando um mural divertido e colorido para que seus filhos estejam sempre atentos às mudanças nele!

E você? Tem outras dicas para renovar o material escolar das crianças e economizar nas contas de início de ano? Deixe seu comentário!

Tags: DIY economizarcontas Façavocêmesmo materialescolar