4 características de pessoas automotivadas

A motivação é fator determinante para conquistar crescimento profissional e pessoal

Hoje em dia, as empresas buscam pessoas que tenham mais do que competências e conhecimentos técnicos em seu currículo. Todos buscam profissionais motivados que trabalhem para garantir os bons resultados da empresa ou organização.

Para ter ânimo e disposição ao acordar todos os dias para ir trabalhar, é preciso acreditar que aquilo que fazemos impacta positivamente a empresa. Muitos chamam isso de automotivação. De nada adianta ser um profissional altamente capacitado e chegar ao trabalho transmitindo desânimo e falta de comprometimento com a empresa que acreditou no seu potencial.

Aí entra a automotivação. Ela é construída por características como o autodomínio, força interior, segurança e otimismo. No ambiente de trabalho, é isso que leva as pessoas a fazerem o que precisa ser feito. Porque, apesar das regras, cada um age no mundo de acordo com suas próprias vontades. Não tem como convencer alguém a fazer algo se esta pessoa não tem vontade de fazer.

Empresários e recrutadores são unânimes: todos buscam alguém que vista a camisa da empresa e a trate como se fosse sua. Quem age assim consegue manter o foco em suas atividades e emprestar seus talentos para o crescimento pessoal e da empresa, consequentemente.

Confira algumas características presentes nestes profissionais, listadas pelo portal Administradores:

Constroem relacionamentos inteligentes: de maneira até inconsciente, conseguem envolver todos ao seu redor de maneira positiva mesmo sendo em momentos tensos. É aquele funcionário que sabe elevar de forma positiva o dia a dia e anima todos ao seu redor.

Têm vontade de progredir: pessoas que não ficam esperando as coisas caírem do céu tampouco se “escondem” na sombra dos outros. Se tem interesse em alcançar um cargo melhor dentro da instituição, procuram desenvolver as habilidades necessárias e não perdem as oportunidades que surgem.

São confiantes: compreendem que foram contratados por ter um valor que irá agregar positivamente à empresa por mais simples que seja sua atuação. Sabe que seu trabalho contribui positivamente para o sucesso de todos e não se sente como “apenas mais um funcionário”.

São otimistas: eles observam oportunidades nas dificuldades. A cada obstáculo, procuram encontrar soluções para se superar e sempre enxergam o lado bom das coisas.

Tags: carreira comportamento motivação

Veja mais