Planeje a lua de mel dos seus sonhos sem comprometer o orçamento

O mais importante é começar a poupar dinheiro para realizar a viagem assim que a data do casamento for decidida

Depois do “sim” e da festa com os amigos e familiares, os pombinhos que acabaram de se casar querem mais é comemorar a nova fase juntos em uma deliciosa viagem romântica de lua de mel. E esse sonho é perfeitamente possível de ser alcançado, desde que se faça um bom planejamento financeiro.

O mais importante é começar a poupar dinheiro para realizar a viagem assim que a data do casamento for decidida. “Pagar a viagem com antecedência, mesmo que a prazo, é uma forma de quitar o débito antes do dia do passeio e evita que o casal comece a vida a dois já com dívidas”, diz o advogado Ronaldo Gotlib, autor do livro “Planejamento e Proteção Patrimonial para Casais”.

Também é interessante pesquisar o destino com pelo menos um ano de antecedência. Na ocasião, faça um levantamento da média dos valores das passagens, dos gastos com hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento por lá. Depois, com o seu companheiro ou companheira, decida qual das alternativas cabe no bolso de vocês.

Antes de fechar negócio, a dica é procurar agências de turismo de confiança, para conferir o preço dos pacotes de viagens que elas oferecem. “Em geral, em épocas de baixa temporada, é mais vantajoso comprar pacotes que já incluem hospedagem, café da manhã e transporte do que arcar com cada custo separadamente. E o melhor é que você vai contar com a mesma qualidade dos serviços da alta temporada”, aconselha Rubia Rocha, redatora do Blog do Casamento. Sem contar a comodidade e a segurança de trabalhar com uma operadora de turismo, principalmente quando não se conhece o local de destino.

Outra opção é procurar agências de viagens que ofereçam cotas. Neste caso, os convidados do casamento compram uma parte da viagem e dão de presente aos noivos. Esta é uma alternativa preferida pelos casais que já moram juntos e, portanto, não precisam ganhar eletrodomésticos e utensílios para montar a casa nova.

Há também sites que prestam esse serviço, mas revertem as cotas em dinheiro para os noivos. Algumas opções são o Lista Perfeita, o Wedding Gift, o Loja dos Noivos, o iCasei e o Just Married. Mas vale lembrar que o serviço nem sempre é gratuito. Esses sites costumam cobrar uma porcentagem do valor arrecadado. “Com esse tipo de serviço, os noivos costumam juntar o valor da viagem e até uma sobra para gastar em restaurantes e passeios”, finaliza Rubia.

Tags: agencias de turismo casal casamento hospedagem lua de mel viagem

Veja mais